terça-feira, 28 de outubro de 2014

Negócios do Futebol #1 - Caos no Botafogo

Hoje um dos clubes de futebol que vem sofrendo muito por problemas administrativos, que atualmente viraram jurídicos,  no Brasil é o Botafogo de Futebol Regatas. Isso porque o antecessor do atual presidente (Maurício Assumpção), o sr. Bebeto de Freitas, conseguiu negociar diversas dívidas trabalhistas do clube, colocando prazos e prometendo repassar passe da arrecadação para o pagamentos destas contas. O problema se agravou porque Maurício Assumpção simplesmente deixou de pagar essas dívidas e passou parte do dinheiro arrecadado para outra firma (Botafogo Cia) e simplesmente sonegou R$95.000.000,00 em 4 anos. O que resultou no Botafogo ter sido expulso do Ato Trabalhista e tendo 100% das suas receitas penhoradas.
  Isso fez com que não tivesse dinheiro para pagar seus funcionários. Jogadores, comissão e funcionários mais básicos ficaram 3 meses sem receber salário, FGTS e direito de imagem (apenas os jogadores). E segundo a lei, após 3 meses sem receber o atleta pode pedir sua rescisão contratual sem ter que pagar absolutamente nada. Quando o clima começou a ficar insustentável, um grupo de torcedores do Botafogo resolveu ajudar o clube "doando" o salário dos jogadores. Doando está entre aspas porque se o clube não pagar futuramente este empréstimo esses ddores terão direito a parte dos passe de alguns atletas. 
  Hoje o clima no clube de General Severiano está mais calmo e o sol parece estar saindo de trás das nuvens escuras que rondavam por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário